24 novembro 2013

Em que acreditam os Luteranos?


SOMOS EVANGÉLICOS. Somos uma igreja que enfatiza o "Evangelho". Nada é mais essencial para a nossa fé do que o Evangelho de Jesus Cristo: a alegre boa notícia de que recebemos o perdão e a vida eterna como um dom gratuito de Deus através da fé em Jesus Cristo. Rejeitamos todos os ensinamentos que possam sugerir ou implicar que uma pessoa pode entrar no céu pelas suas obras ou piedade pessoal (Romanos 3:21-28; Efésios 2:8-10). Em toda a nossa vida, este Evangelho é a nossa motivação e foco.

SOMOS SACRAMENTAIS. Para nós, Luteranos, o Baptismo e a Ceia do Senhor são o centro das nossas vidas como cristãos. São poderosos meios da graça, através dos quais o Espírito Santo trabalha para criar, fortalecer e sustentar a nossa fé. Acreditamos que o Baptismo é uma água da vida que salva; acreditamos também que a Ceia do Senhor é o verdadeiro corpo e sangue de Cristo que dá a certeza do perdão.

SOMOS CATÓLICOS. Apesar de termos o nome de Martinho Lutero, reformador da Igreja do século XVI, o nosso ensino está em conformidade com a doutrina ensinada pela antiga Igreja Cristã dos primeiros quatro séculos. Lutero não inventou novos ensinamentos nem criou uma nova igreja. Pelo contrário, pela graça de Deus, ele simplesmente tentou reformar a Igreja Católica da sua época pelo Evangelho, e ensinou novamente a doutrina que a Santa Igreja Cristã já tinha acreditado, mas tinha perdido. Somos católicos, não católicos romanos. Muito antes de haver uma "Igreja Católica Romana" ou papa, a palavra católica foi utilizada nos primeiros séculos da história da Igreja, significando "universal", ou seja, a Igreja que está espalhada por todo o mundo, não está restrita a um lugar. Somos um com esta santa igreja católica que existe desde o princípio.

SOMOS BÍBLICOS. Acreditamos que a Bíblia Sagrada é a Palavra inspirada e inerrante de Deus. Esta Palavra é a única fonte e autoridade para a fé e a vida cristã.

A NOSSA LITURGIA. O nosso culto é litúrgico porque acreditamos que as antigas liturgias eram fiéis ao Evangelho e às Escrituras e extremamente edificantes. Grande parte da nossa liturgia remonta à época de Cristo ou à igreja primitiva. Acreditamos que o culto público é a coisa mais importante que fazemos juntos. Porque o culto público é o principal lugar em que Cristo está entre o Seu povo para os abençoar.

A NOSSA VIDA. A Bíblia ensina que somos salvos para fazer boas obras, não pelas boas obras (Efésios 2: 8-10). Portanto, os Luteranos ensinam e enfatizam uma vida plena de amor e boas obras. Dito de outra forma, nós esforçamo-nos para ser como Jesus em tudo o que dizemos, fazemos ou pensamos, evitando o pecado e buscando a santidade. Fazemos isso não para ser salvos por estas obras (apenas as obras de Cristo nos podem salvar); fazemos porque já fomos salvos pela graça de Deus em Cristo.

A NOSSA ÉTICA. Seguimos a mesma ética judaico-cristã que a civilização ocidental tem seguido nos últimos 1.000 anos, uma ética bem resumida pelos Dez Mandamentos. Defendemos e lutamos para defender a santidade e o valor de toda a vida humana, desde a concepção até ao túmulo. Vemos a família como um dom de Deus e como o alicerce da nossa sociedade. Entendemos a sexualidade, no sentido bíblico, como dom de Deus para ser desfrutado por um homem e uma mulher no sagrado casamento.

0 Comentários: