Doutrinas


Doutrinas

Em que acreditam os cristãos luteranos?

Confissão de Fé da Igreja Luterana de Portugal

A PALAVRA DE DEUS

A Igreja Luterana de Portugal crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada e inerrante, autoridade infalível e guia para tudo o que se crê e faz, plenamente suficiente, ensinando-nos tudo o que necessitamos saber para nossa salvação em Cristo Jesus, habilitando-nos para toda a boa obra (II Tm. 3: 15, 17)

CONFISSÕES DE FÉ

A Igreja Luterana de Portugal, como igreja luterana confessional, subscreve as confissões de fé reunidas no Livro de Concórdia de 1580, nomeadamente: Os Credos Apostólico, Niceno  e Atanasiano, a Confissão de Augsburgo, a Apologia da Confissão de Augsburgo, os Artigos de Esmalcalde (incluindo o Tratado sobre o Poder e Primazia do Papa), o Catecismo Menor de Lutero, o Catecismo Maior de Lutero, a Fórmula de Concórdia (Epítome e Declaração Sólida). Estas confissões são aceites, não na medida em que ("quatenus"), mas porque ("quia") são uma apresentação e exposição correcta da pura doutrina da Palavra de Deus.

A TRINDADE

A Igreja Luterana de Portugal crê que há um só Deus em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo (Mat. 28: 19)

O HOMEM E O PECADO

A Igreja Luterana de Portugal crê que Deus criou o homem à Sua própria imagem, santo e justo; entretanto o homem pecou, trazendo sobre si a morte e a condenação; Pelo pecado, o homem tornou-se morto em delitos e pecados, não podendo, por sua própria razão ou força, salvar-se (Gén. 1: 27; 2: 7; Salmo 51: 5; Efésios.   2:1).

A SALVAÇÃO

A Igreja Luterana de Portugal crê que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho unigénito à morte, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3: 16)

A JUSTIFICAÇÃO

A Igreja Luterana de Portugal crê que Deus, graciosamente, por causa de Jesus Cristo, justifica os pecadores, mediante a fé; esta fé justifica, sem qualquer mérito da nossa parte, mas por causa de Jesus Cristo (Rom. 1: 17; Ef. 2: 8, 9)

A SANTIFICAÇÃO

A Igreja Luterana de Portugal crê que todos os verdadeiros cristãos devem ser activos em boas obras (II Cor. 7: 1; Ef. 2: 10; I Ped. 1: 15, 16)

A IGREJA

A Igreja Luterana de Portugal crê que há uma única Igreja Cristã, cuja cabeça é Cristo, constituída por todos os que verdadeiramente crêem em Jesus Cristo como seu Salvador. Todos os cristãos são sacerdotes e reis diante de Deus. Todos os crentes têm acesso directo e igual à graça de Deus, por intermédio de Cristo, nosso único Mediador (Mateus 18: 20; I Cor. 3: 16; Gálatas. 3: 26; I Pedro. 2: 9)

OS SACRAMENTOS

A Igreja Luterana de Portugal crê que Jesus Cristo instituiu dois sacramentos: o Baptismo e a Santa Ceia. Os luteranos baptizam crianças e adultos não baptizados e comungam o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiramente presentes em, com e sob o pão e o vinho distribuídos a todos os crentes baptizados (Mateus.  28: 19, 20; I Coríntios: 11: 23-29)

A SEGUNDA VINDA DE JESUS CRISTO

A Igreja Luterana de Portugal crê que Jesus Cristo voltará em glória, no fim dos tempos, para julgar os vivos e os mortos. Deus criará então Novos Céus e Nova Terra, onde viverão os salvos eternamente, na presença de Deus (Actos. 1: 11; 2 Pedro. 3: 13; Apocalipse. 1: 7, 8; Apocalipse. 21: 1-8)


Porto, 6 de Fevereiro de 2010
 © Igreja Luterana de Portugal