Luterano - Católico

O que distingue a Igreja Luterana da Igreja Católica?


Há muitas coisas que os luteranos e católicos têm em comum: a Bíblia, os credos, O Pai Nosso, a Ceia do Senhor, o Baptismo, e grande parte da liturgia usada no Culto. Depois de Martinho Lutero ter sido excomungado da Igreja Católica, os que o seguiam decidiram manter da Igreja Católica, as coisas que estavam correctas e verdadeiras. Os Reformadores Luteranos apenas rejeitaram as crenças e práticas que não eram bíblicas. Uma percentagem significativa dos membros da nossa Igreja Luterana são ex-católicos, o que mostra que não temos nenhum sentimento negativo em relação às pessoas católicas. O que nós não concordamos é com os ensinamentos da Igreja Católica que não são baseadas na Bíblia.

Diferenças significativas entre a Igreja Católica e a nossa incluem: o papado, a natureza e o papel da Virgem Maria, a invocação dos santos, a doutrina da transubstanciação, o purgatório, o uso dos apócrifos e da tradição como fontes de doutrina, assim como a justificação por meio de uma combinação da fé em Cristo e das boas obras.
Como luteranos, gostamos de falar sobre o perdão dos pecados que temos em Cristo. Se as pessoas perceberem que têm completo perdão através de Cristo, vão ver porque não pode haver purgatório para os cristãos. Se eles compreenderem que todos nós somos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, vão entender por que nós não precisamos orar por santos como mediadores.

Diferenças

1. A autoridade das Escrituras.
Os luteranos crêem que somente a Escritura tem autoridade para determinar a doutrina. A Igreja Católica Romana dá essa autoridade também ao Papa, à Igreja, e a certas tradições da igreja.

2. A doutrina da justificação.
Os luteranos crêem que uma pessoa é salva pela graça de Deus somente através da fé em Cristo. A Igreja Católica Romana, embora às vezes use uma linguagem parecida, oficialmente ainda sustenta que a fé, a fim de salvar, deve ser acompanhada por alguma "obra"ou "amor" activo dentro de um cristão.

3. A autoridade do papa.
Ao contrário da Igreja Católica Romana, os luteranos não acreditam que o ofício do papado, como tal, tenha qualquer autoridade divina, ou que os cristãos precisem de se submeter à autoridade do Papa como "verdadeiros" membros da igreja visível.

4. As diferenças continuam sobre o número e a natureza dos sacramentos.
Os luteranos acreditam que o corpo e o sangue de Cristo estão verdadeiramente presentes na Ceia do Senhor, mas eles não acreditam, como crêem os católicos, que o pão e o vinho, são permanentemente "transformados em" corpo e sangue de Cristo [transubstanciação].

5. As diferenças continuam sobre o papel da Virgem Maria e dos santos.
Ao contrário de católicos, os luteranos não acreditam que seja bom ou bíblico oferecer orações a santos ou considerar a Virgem Maria como um "mediador" entre Deus e os seres humanos.

Enquanto os luteranos acreditam que qualquer erro doutrinário tem o potencial de distorcer ou negar o ensino da Escritura a respeito da salvação, também acreditamos que alguém (independentemente da sua filiação denominacional) que verdadeiramente crê em Jesus Cristo como Salvador será salvo.


Na sequência do que está escrito anteriormente, a IGREJA LUTERANA motiva a leitura da Bíblia Sagrada, permite o casamento dos seus Pastores, e distribui a Comunhão (pão e vinho) a todos os seus membros.

Do mesmo modo, como herdeira da Igreja Cristã Ocidental, na sua liberdade cristã, e para que tudo se faça com decência e ordem, mantém e observa certos costumes tradicionais, como padrinhos de baptismo, uso de hóstias na Santa Ceia, comunhão reservada aos seus membros, confissão e absolvição, vestes litúrgicas, o sinal da cruz, o crucifixo no altar, a observância do ano eclesiástico.