31 maio 2011

Próximos Cultos (Junho de 2011)

Próximos Cultos da Igreja Luterana de Portugal na cidade do Porto:

5 de Junho - Não será realizada missa (presença do Rev. Artur Villares na Conferência CELC, Estados Unidos)
12 de Junho, 16:00h - Domingo de Pentecostes (visita e pregação do Rev. John Vogt)
19 de Junho, 16:00h - Domingo da Trindade

Paróquia Luterana da Santíssima Trindade
Capela do Rei Carlos Alberto
Palácio de Cristal, Porto

30 maio 2011

Não andeis ansiosos de coisa alguma

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com acções de graça."

Filipenses 4: 6
Epístola de S. Paulo, Apóstolo, aos Filipenses
Bíblia Sagrada

29 maio 2011

Rogate

Quinto Domingo depois da Páscoa
Rogate


"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor."
Salmo 122: 1


Senhor, Deus e Pai, quando o Teu Filho Jesus Cristo foi preparar lugar para nós, junto a Ti, não nos deixou órfãos nem abandonados. Ele nos enviou o Espírito Santo para ficar connosco para sempre.
Nós te somos gratos e a Teu Filho Jesus, porque o Espírito Santo nos chama para ti, através do Evangelho, nos dá e fortalece a fé e nos ajuda para que possamos permanecer junto a Ti.
Ó Senhor, mantém junto a nós o Teu Espírito Santo e fortalece a nossa fé, para que possamos permanecer na Tua palavra e andar assim junto a Ti.
Por Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos sem fim. Amém.

28 maio 2011

O Caminho, a Verdade e a Vida

1. Não se turbe o vosso coração: credes em Deus, crede, também, em mim.
2. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós, também.
4. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10. Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo; mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o meu Pai.


João 14. 1-12
O Santo Evangelho segundo S. João
Bíblia Sagrada

27 maio 2011

A Santificação

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que a fé em Jesus Cristo é viva e activa. Verdadeira fé, alimentada pela palavra de Deus, tem prazer em realizar a vontade santa de Deus. Neste mundo pecaminoso, porém, até os melhores actos de um cristão são manchados pelo pecado. Jamais seremos perfeitos nesta vida. Por causa de Cristo, os esforços imperfeitos do cristão são aceites pelo nosso Pai celestial.

Harold A. Essmann
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 19

26 maio 2011

O Arrependimento

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que arrependimento é o conhecimento do pecado e o remorso sincero por ele. O pecador arrependido também confia que Deus perdoará todos os seus pecados por causa de Jesus. Sem esta condição do coração ninguém pode ter esperança de salvação. Todo o pecador arrependido tem a certeza do perdão de Deus, completo e gratuito, e portanto tentará abandonar a sua vida pecaminosa e levar uma vida santa por Deus.

Harold A. Essmann
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 18

23 maio 2011

O Caminho

Senhor, Deus e Pai, sabemos que na Tua casa há muitas moradas e que Teu Filho Jesus preparou-nos lugar, para nos receber, para que onde Ele estiver estejamos nós também.
Ó Senhor, ajuda-nos para que possamos andar sempre pelo Caminho que é Teu Filho Jesus Cristo, porque Ele é o único caminho, que conduz para a tua casa. Ajuda-nos Senhor, para que diante das dificuldades da vida não fiquemos perturbados nem atemorizados. Ajuda-nos, ó Senhor, a viver uma vida de constante arrependimento e gratidão a Ti e a Teu Filho, o Caminho que conduz a Ti.
Por Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos sem fim. Amém.

22 maio 2011

Cantate Domino Canticum Novum

Quarto Domingo após a Páscoa

1 Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
2 Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anuncia de dia em dia a sua salvação.


Salmo 96: 1, 2

21 maio 2011

Salvos pela Fé

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que a fé é a aceitação de Jesus Cristo como Salvador por um pecador penitente e a confiança completa nos méritos de Jesus para o perdão dos pecados e a salvação. Tal fé não é uma realização pessoal nem um acto de mérito humano. O Espírito Santo cria a fé. Quem permanecer nesta fé até ao fim da vida será salvo eternamente. Sem fé, a salvação pessoal não é possível.

Harold A. Essmann
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 17

19 maio 2011

Salvos pela Graça

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que, já na eternidade, Deus escolheu aquelas pessoas que em tempo ele ia converter pelo evangelho e preservar na fé para a vida eterna. Esta escolha não foi influenciada por qualidades ou obras que Deus previu nas pessoas que escolheu. Isto mostra como a salvação é nossa apenas pela graça de Deus. A graça é o amor e a misericórdia de Deus que, sem nenhum mérito da nossa parte, ele mostra a toda a humanidade através de Jesus Cristo.

Harold A. Essmann
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 16

17 maio 2011

Salmo 23

  1. O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
  3. Refrigera-me a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

16 maio 2011

Vivo pelos séculos dos séculos

Cristo diz: “Estive morto mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”
Apocalipse 1: 18

15 maio 2011

Jubilate

Terceiro Domingo após a Páscoa
Jubilate
Domingo do Bom Pastor

Jesus as the Good Shepherd
S. Callisto Catacomb
Senhor, Deus e Pai, te louvamos, porque temos um Bom Pastor que é Teu Filho, o Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a sua vida pelas suas ovelhas. Ele é o Nosso verdadeiro Pastor, que nos conduz, nos ampara, nos consola e nos leva a lugares de descanso. Jesus é a nossa segurança e a nossa protecção.
Ó Senhor, ajuda-nos para sermos sempre ovelhas que seguem a voz do seu Pastor Jesus, para que não sejamos ovelhas desgarradas. Ajuda-nos, ó Senhor, a viver uma vida de constante arrependimento e gratidão a ti e a Teu Filho, o nosso Bom Pastor.
Por Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos sem fim. Amém.

14 maio 2011

A Conversão

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que o Espírito Santo leva o coração a confiar em Jesus como seu Salvador. O Espírito Santo cria a fé e a mantém por meio do evangelho na palavra de Deus e nos sacramentos do Santo Baptismo e da Santa Ceia. Cremos, portanto, que a nossa conversão não é uma obra nossa. Ela é inteiramente a obra da graça de Deus. A rejeição do evangelho, porém, é inteiramente nossa própria culpa.

Harold A. Essmann
Trad. orig. Guy Marquardt
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 15

13 maio 2011

O Espírito Santo

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que o Espírito Santo é verdadeiro Deus, igual a Deus Pai e a Deus Filho. Ele tem nomes e características que só pertencem a Deus. O Espírito Santo cria a fé no nosso coração pelo evangelho. Ele preserva-nos também na fé e motiva-nos para fazer boas obras.

Harold A. Essmann
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 14

12 maio 2011

Próximos Cultos (Maio de 2011)

Próximos Cultos da Paróquia Luterana da Santíssima Trindade:

15 de Maio, 16:00h – Domingo Jubilate
22 de Maio, 16:00h – Domingo Cantate
29 de Maio, 16:00h – Domingo Rogate

Capela do Rei Carlos Alberto
Palácio de Cristal, Porto

11 maio 2011

A Justificação

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que Deus julgou todos os pecadores justos aos seus olhos quando Jesus Cristo morreu na cruz. Deus declarou o homem livre da culpa e do castigo merecido pelo nosso pecado. O pecador recebe este dom de perdão, não por fazer boas obras mas apenas pela fé. Uma pessoa é justificada quando crê em Jesus Cristo e na sua obra de redenção. Esta fé é um presente de Deus.

Harold A. Essmann
in What the Bible and Lutherans Teach, pág. 13

10 maio 2011

A Redenção

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que Jesus é, simultaneamente, Deus e homem. A sua humildade levou-o a tornar-se homem e a morrer na cruz. Ele fez isto para nos redimir a todos do julgamento do pecado, do medo da morte e do poder do diabo. Ele cumpriu a lei de uma forma perfeita e levou sobre si a culpa de todos os nossos pecados, resgatando-nos pelo sacrifício da sua vida na cruz. Deus vê a morte de Jesus Cristo como a nossa morte pelos pecados. A ressurreição de Jesus Cristo prova que Deus aceitou o que Jesus fez como pagamento dos pecados de todos.

Harold A. Essmann
What the Bible and Lutherans Teach, pág. 12

09 maio 2011

O reino de Deus abrange toda a terra

1 Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós.
2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e em todas as nações a tua salvação.
3 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
4 Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade e governarás as nações sobre a terra.
5 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
6 Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará.
7 Deus nos abençoará; e todas as extremidades da terra o temerão.


Salmo 67
O Livro dos Salmos
Bíblia Sagrada

08 maio 2011

Misericordia Domini

Segundo Domingo após a Páscoa
Misericordia Domini


Deus omnipotente, que por teu unigénito Filho Jesus Cristo, triunfaste da morte e nos abriste as portas da vida eterna, rogamos-te humildemente que, assim como poēs nos nossos corações bons desejos, também por teu auxílio contínuo possamos levá-los a bom termo; mediante o mesmo Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos sem fim. Amém.

07 maio 2011

Hino de Gerhardt

Paul Gerhardt, 1607 - 1676

O Jesus Christ, Thy manger is my paradise at which my soul reclineth. For there, O Lord, doth lie the Word made flesh for us; herein Thy grace forth shineth.

He whom the sea and wind obey doth come to serve the sinner in great meekness. Thou, God's own Son, with us art one, dost join us and our children in our weakness.

Thy light and grace our guilt efface, Thy heavenly riches all our loss retrieving. Immanuel, Thy birth doth quell the power of hell and Satan's bold deceiving.

(Thou Christian heart, whoever thou art, be of good cheer and let no sorrow move thee! For God's own Child, in mercy mild, joins thee to Him; how greatly God must love thee!)

(Remember thou what glory now the Lord prepared thee for all earthly sadness. The angel host can neve boast of greater glory, greater bliss or gladness.)

The world may hold her wealth and gold; but thou, my heart, keep Christ as thy true treasure. To Him hold fast until at last a crown be thine and honor in full measure.

06 maio 2011

Jesus Cristo

A Bíblia e a nossa Igreja Luterana ensinam que Jesus Cristo é o Salvador. Ele é o eterno Filho de Deus e, em tudo, é igual ao Pai e ao Espírito Santo. É também o filho da Virgem Maria. Ele tornou-se homem para redimir todos os homens. Em nosso lugar, ele levou uma vida perfeita cumprindo a lei por nós. Morreu como substituto inocente na cruz para pagar o castigo dos pecados do mundo inteiro. Após ressuscitar dos mortos, Jesus subiu ao Céu. No Dia Final, ele julgará todos, os que ainda estiverem vivos e os que ele ressuscitará dos mortos.

Harold A. Essmann
What the Bible and Lutherans Teach, pág. 11

05 maio 2011

95 Teses

Debate do Doutor Martinho Lutero sobre o Poder e Eficácia das Indulgências


Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha, 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos. Este documento histórico, verdadeiro marco da Reforma Protestante e para o qual se recomenda leitura atenta, encontra-se disponível em:

luteranismo.wordpress.com/docs/95-teses

“If you want to change the world, pick up your pen and write.”
Martin Luther

04 maio 2011

A confiança e felicidade do crente e a certeza da vida eterna

Salmo excelentíssimo, de David

1.     Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
2.     A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,
3.     Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em que está todo o meu prazer.
4.     As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
5.     O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
6.     As linhas caem-me em lugares deliciosos; sim, coube-me uma formosa herança.
7.     Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
8.     Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
9.     Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
10.  Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
11.  Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Salmo 16
O Livro dos Salmos
Bíblia Sagrada

03 maio 2011

Acção de graças pela esperança da salvação

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos,
4 Para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós,
5 Que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo.


I Pedro 1: 3-5
Primeira Epístola Universal do Apóstolo S. Pedro
Bíblia Sagrada

02 maio 2011

Nós te louvamos pela ressurreição de teu Filho

Senhor, Deus e Pai, te louvamos pela ressurreição de Teu Filho, Jesus Cristo, o qual se entregou à morte para a nossa salvação, mas ressuscitou e está vivo. A sua vitória é a nossa vitória. Pedimos-te que não nos deixes duvidar da sua ressurreição, mas que sempre tenhamos a certeza de que Jesus Cristo, Teu Filho ressuscitou e está vivo. A sua ressurreição é a garantia da nossa salvação e de nossa ressurreição. Ó Senhor, nós te agradecemos, porque Jesus está vivo e com Ele nós também viveremos. Te pedimos que nos ajudes a viver uma vida de constante arrependimento e que sejamos sempre agradecidos. Ajuda-nos Senhor, para que possamos viver a vitória que teu Filho alcançou para nós. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos sem fim. Amém.

01 maio 2011

Quasimodo geniti infantes

Primeiro Domingo após a Páscoa
Quasimodo geniti infantes 

"Desejai, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação"
I Pedro 2:2